Seminário Pe Mariano Avellana

Seja bem-vindo(a) ao blog do Seminário Pe Mariano Avellana! Aqui você verá postagens sobre a Congregação, sobre o fundador e trabalhos feitos no seminário, entre outras coisas. Agradeço sua visita, e volte sempre! Deus abençoe a todos nós e Maria nos guarde e proteja em seu materno amor.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mês da Bíblia e entrevista com um irmão Servidor da Palavra




Entrevista com o diretor editorial das edições Ave Maria, o missionário claretiano, Pe. Luís Erlin, 37, por ocasião do mês da Bíblia, e informou sobre o crescente interesse pela Sagrada Escritura, no Brasil. De acordo com o padre, a leitura da Bíblia em família e nos encontros de catequese é meio eficaz para favorecer e despertar, desde cedo, o desejo pelo sagrado.
Pe. Luís Erlin afirma que a prática do ensino bíblico, no dia a dia, pode mudar e renovar uma nação. Mas essa mudança antes de ser coletiva é individual e deve ocorrer em cada um de nós, membros da Igreja. Confira a seguir a íntegra da entrevista.
De acordo com a sua experiência, o brasileiro católico tem se interessado mais pela leitura da Bíblia? 
Sim, vejo grande interesse do brasileiro católico pela leitura da Bíblia. Dois fatores favorecem isso: o incentivo por parte dos padres e catequistas e acesso cada vez mais fácil ao texto sagrado.

A antiguidade do texto bíblico não é restrição para sua atualidade. Contudo, na sua opinião, existe(m) barreira(s) que ainda inibem a leitura do texto por parte dos católicos de forma geral?
Não vejo barreiras, mas complementando a resposta anterior, acredito que os católicos precisam ser incentivados a ler a Bíblia. Elas precisam perceber a riqueza espiritual e cultural que o texto da Sagrada Escritura nos traz.

Em termos de evangelização, o senhor percebe alguma mudança na Igreja após o mês de setembro, focado na leitura da Bíblia?
A Igreja busca, através dessa ação do mês da Bíblia, incentivar a leitura e o conhecimento da Palavra de Deus. A mudança deve ocorrer em cada um de nós, membros da Igreja, a cada dia, através do nosso encontro pessoal com Jesus. À medida que eu coloco em prática os ensinamentos de Jesus as coisas começam a mudar, inclusive outras pessoas podem mudar, através do meu testemunho.

No Brasil, como está a procura anual pela bíblia publicada pela editora Ave Maria?
Podemos estimar que nos últimos 10 anos a média de procura anual foi de 600 mil exemplares. Mas não temos um número conclusivo.

Há como citarmos quais as capitais que mais adquirem a Bíblia Ave Maria?
As capitais brasileiras que mais adquirem a Bíblia Ave Maria são: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

A editora Ave Maria tem selos voltados para as crianças. O que catequistas, lideranças e pais devem fazer para que os filhos leiam mais a Bíblia?
A Bíblia é um dos fundamentos da fé cristã, a partir dela podemos conhecer o desenrolar da história da salvação. Os pais e catequistas tem papel de grande importância na transmissão dos fundamentos da fé, por isso a leitura da Bíblia em família e nos encontros de catequese pode favorecer e despertar o desejo das crianças em conhecer mais a respeito da história sagrada. Os textos voltados para as crianças tem um aspecto lúdico que facilita a compreensão, um deles é Minha primeira Bíblia, no qual a Turma da Mônica, em forma de teatro, aborda os textos bíblicos fundamentais da fé cristã.

Como o senhor vive o mês da bíblia?
Vivo esse mês como mais uma oportunidade que Deus me dá para conhecê-lo um pouco mais, através da sua revelação anotada na Sagrada Escritura. A Palavra de Deus deve estar no dia a dia da nossa vida. Certamente nos incentiva ainda mais a continuar lendo e meditando essa Palavra.

Na sua opinião, que livro da Bíblia tem mais a ver, atualmente, com a história do Brasil? 
Toda a Bíblia tem a ver com a história de cada pessoa, independente da situação e do lugar no qual se encontra. Por isso indicaria a leitura da Bíblia no seu todo. Mas não como uma simples leitura, pois "a palavra de Deus é viva, eficaz... e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4,12), essa Palavra de Deus pode mudar e renovar uma nação. Mas essa mudança antes de ser coletiva é individual, ela começa em um coração aberto, sincero, confiante e temente a Deus.

Nenhum comentário: