Seminário Pe Mariano Avellana

Seja bem-vindo(a) ao blog do Seminário Pe Mariano Avellana! Aqui você verá postagens sobre a Congregação, sobre o fundador e trabalhos feitos no seminário, entre outras coisas. Agradeço sua visita, e volte sempre! Deus abençoe a todos nós e Maria nos guarde e proteja em seu materno amor.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

5º DIA: SEMANA CLARETIANA DE ESTUDOS

Ao raiar de um novo dia, enquanto o sol aquecia a terra, o Sol Maior de nossas vidas, aquecia nosso coração. Assim dávamos inicio a mais um dia, na presença de Jesus Sacramentado, adorando e louvando sua presença em nosso meio.
No período da tarde, iniciando ás 16h00, recebemos a presença do neosacerdote, padre Fernando Henrique Alves, cmf, que fez uma reflexão sobre o tema do dia: "A vivência do aspecto missionário: missionariedade e disponibilidade". A partir do Documento de Aparecida, nos apresentou os cinco passos para a formação dos discípulos missionários. Em seguida partilhou um pouco de sua vivência no período em que passou por esta casa de formação, destacando alguns aspectos importantes, ressaltados pelo papa Bento XVI em sua carta aos seminaristas.
Logo depois, participamos da Eucaristia presidida pelo P. Fernando Henrique, cmf onde celebramos a festa de São Judas Tadeu e São Simão, apóstolos.
Ás 20h30, tivemos a apresentação do último grupo, constituído pelos formandos: Cícero José Teodósio Junior (2º ano de Filosofia), Eduardo Santana, cmp (3º ano de Filosofia) e Jefferson Rodrigues (1º ano de Filosofia). Coube a este grupo apresentar a história do período de 2002 a 2010. Salientamos um fato inédito na Semana Claretiana: a presença de leigos para assistir a apresentação dos trabalhos. Fizeram-se presentes o casal Ubêda: Édson e Lourdinha, da Pastoral Vocacional (que desde a quarta-feira acompanham as apresentações) e a secretária paroquial Cidinha Viale.
Também destacamos a presença de nosso irmãos maiores: P. Athos da Cunha, P. Waldomiro de Moraes, P. João Sampaio, Ir. Diomar Ignácio, cmff. E ainda o superior de nossa comunidade, P. Florentino de Souza, cmf, que destacou a necessidade de registrar a história, visto que a falta de registro constituiu um dos obstáculos para as pesquisas realizadas.
O dia encerrou com pão de queijo e café, oferecidos pela equipe do dia.

Algumas fotos:
























Nenhum comentário: