Seminário Pe Mariano Avellana

Seja bem-vindo(a) ao blog do Seminário Pe Mariano Avellana! Aqui você verá postagens sobre a Congregação, sobre o fundador e trabalhos feitos no seminário, entre outras coisas. Agradeço sua visita, e volte sempre! Deus abençoe a todos nós e Maria nos guarde e proteja em seu materno amor.

terça-feira, 18 de maio de 2010

EUCARISTIA


“Que possam todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia”. (Bento XVI).
Munidos deste espírito, é que nós, estudantes claretianos, desde o dia 10 de maio, nos uníamos com toda a Igreja do Brasil, nos preparando para celebrar o Congresso Eucarístico Nacional, que este ano teve lugar na capital federal.
Desde este dia, em nossos momentos de oração e espiritualidade, foi-nos dada a oportunidade de meditar sobre a Eucaristia, seu valor inestimável para a vida da Igreja e todos os dias, ao iniciar a Eucaristia em nossa capela, elevávamos em uníssono com a Igreja do Brasil o nosso clamor: Fica conosco Senhor!, que como disse o Santo Padre, é a “expressão do desejo que palpita no coração de todo o ser humano”.
No dia 13 de maio, dia da abertura do CEN – 2010 celebramos solenemente a memória da Santíssima Virgem Maria, revelada em Fátima, nutrindo nossa vocação pelo seu exemplo de humildade e entrega livre a vontade de Deus.
Já no dia 14, demos inicio a Vigília Eucarística (que já é a quarta que realizamos em nossa casa desde 2009), pois como afirmou Bento XVI, “Sua adoração nos leva a reconhecer a primazia de Deus, porque Ele pode transformar o coração dos homens, elevando-os à união com Cristo em seu Corpo”.
Solenemente ás 22h30, acolhemos o santíssimo sacramento e seguimos em procissão ao local da vigília. O Senhor que guia nossos passos, ia a nossa frente, nos conduzindo ao seu convívio. De dois em dois, foram distribuídas as horas, de forma que todos pudessem adorar ao Cristo Vivo.
Ás 06h45 nos preparávamos para acolher a benção do Santíssimo, que recebemos logo em seguida a procissão de retorno a capela maior. Em seguida foi presidida pelo Padre João Batista Sampaio, CMF, a Eucaristia que coroou esta Semana Eucarística.
Que possamos aprender que "de fato, ao receber o Corpo do Senhor ressuscitado, experimentamos a comunhão com um Amor que não podemos guardar para nós mesmos: este exige ser comunicado a outros para assim poder construir uma sociedade mais justa” (Bento XVI), e assim possamos seguir sendo homens eucarísticos a exemplo de nosso Pai fundador, Santo Antônio Maria Claret!








Nenhum comentário: