Trazemos aqui o símbolo dos 25 anos de história da presença formativa claretiana em Batatais. 25 anos que o filosofado claretiano, está em Batatais.
Na imagem vemos presente o BARCO, símbolo do chamado vocacional: "E atracando as barcas na praia deixaram tudo e o seguiram". Essa é também a nova barca na qual estamos inseridos: o Seminário como lugar de acolhida para navegar em "águas mais profundas".
Há pessoas no barco. Estas representam a COMUNIDADE que celebra: a comunidade perfeita, a Santíssima Trindade, que sustentou e continua a sustentar esta caminhada e vinte cinco anos. É ainda a comunidade que está no seminário, cada um de nós que caminhamos auxiliados pela comunidade perfeita.
O FOGO do Espírito Santo traz os vinte cinco anos, pois é pela ação do Espírito do Pai em comunhão com o Filho que somos formados numa frágua de amor.
Há um CAMINHO que também é MAR. É o caminho da história do Seminário por onde a barca navega. O caminho não está fechado, ao contrário, está aberto e se confunde com a chama do Espírito precisamente nos 25 ANOS, pois é o Espírito que há de fortalecer e impulsionar a caminhada de formação.
Há a presença de duas datas: 1985 - ano em que a cidade de Batatais acolheu, em 1° de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, o Seminário. E na outra extremidade 2010, ano em que alegres celebramos vinte cinco anos do Seminário como SEMEANDO VIDAS, lema escolhido para essa festa jubilar que acompanha o traçado do caminho, lembrando que isto foi feito ao longo desses anos. Por fim, o nome SEMINÁRIO PE. MARIANO AVELLANA, o nome que nos identifica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário