Seminário Pe Mariano Avellana

Seja bem-vindo(a) ao blog do Seminário Pe Mariano Avellana! Aqui você verá postagens sobre a Congregação, sobre o fundador e trabalhos feitos no seminário, entre outras coisas. Agradeço sua visita, e volte sempre! Deus abençoe a todos nós e Maria nos guarde e proteja em seu materno amor.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PARABÉNS!

Com muita alegria aos vinte e seis dias do mês de janeiro, nossa comunidade claretiana celebrou o aniversário do superior de nossa comunidade e pároco da Igreja Santa Cruz, Padre Florentino de Souza, CMF. Foi um momento muito descontraído, que contou com a presença de diversos paroquianos, amigos e membros da Congregação Claretiana. Entre eles, estavam o P. Oswair Chiozini, CMF (Superior Provincial dos Claretianos do Brasil), os PP. Ronaldo Mazula, Sérgio Piva, e o Irmão Afonso, CMFF que compõe a comunidade do Colégio e ainda o P. Américo, CMF. Foi oferecida aos presentes, uma recepção inicial com aperitivos e em seguida um jantar. Logo após, foi o momento tradicional de cantar o "parabéns a você", com direito a bolo e velinha.
Também neste mesmo dia, acolhemos em nossa casa, o P. Wagner Sobrinho, CMF que irá compor a comunidade do filosofado claretiano, na função de formador e ecônomo.
Pedimos a Deus que conceda ao padre Florentino, muitos anos de vida e um profícuo ministério sacerdotal (pois o mesmo completou 14 anos de ordenação no último dia 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo). E ao padre Wagner, desejamos que possa ser um ano abençoado e agraciado por Deus, na missão a ele confiada.













terça-feira, 25 de janeiro de 2011

19ª TURMA DE FILOSOFIA

Ás 09h00 do dia 22 de janeiro de 2011, tinha inicio a Solene Celebração Eucarística, na qual os formandos da 19ª turma de filosofia elevavam a Deus os louvores de gratidão pelo cumprimento de mais uma etapa de suas vidas, celebração esta presidida pelo Padre Fernando Fonzar, CMF e concelebrada pelos PP. Ronaldo Mazula, Fernando Henrique, Almir Borges, Valentim Carvalho, CMFF e ainda, pelo padre Círio Alessandro, da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
A turma recebeu o nome do Prof. Juan Antônio Acha, que leciona no Centro Universitário Claretiano, no curso de Filosofia, com destaque nas disciplinas de Lógica e Antropologia Teológica. Como paraninfo da turma foi escolhido o Prof. Ms. Osmarir Severino Botelho, que leciona História da Filosofia e como Madrinha a Prof. Dra. Tatiana Noronha, que lecionou as matérias de Didática e Políticas Públicas da Educação.
Dentre os formandos desta turma, destacamos os claretianos e ex-claretianos: Cícero Danilo, Cristiano Robles e Eduardo Henrique, que irão para Bolívia, onde darão inicio a etapa do noviciado, na Congregação Claretiana; José Narciso, que seguirá a vida religiosa em outro instituto; Eduardo Santana, que realizará o segundo postulantado na cidade de Pouso Alegre, MG e Renato Oliveira que estará integrando a Diocese de Rubiataba-Mozarlânida, GO.
Após a Celebração Eucarística, teve inicio no Salão Nobre, do Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR), a sessão solene de Colação de Grau, dirigida pelo Magnifico Reitor, do CEUCLAR, Dr. Pe. Sérgio Ibanor Piva, CMF. Entre os convidados destacamos ainda a presença do Prof. Ms. Rubens Arantes, que leciona a disciplina de História do Pensamento Político, da Profa. Dra. Célia Rocha, da disciplina de Antropologia Cultural e do Prof. Dr. Marcelo Donizete, coordenador do curso de Filosofia.
Já a noite, no Salão da Paróquia Imaculado Coração de Maria, deu-se a recepção em comemoração a tão importante momento. 
A todos desejamos que seguindo cada qual o seu caminho, procurem sempre realizar o bem e fazer deste mundo um lugar cada vez melhor, ao educadores, que saibam perceber a educação como instrumento de transformação e dignificação do ser humano, como dizia S. Francisco de Sales: "Onde quer que estejamos, devemos e podemos aspirar à vida perfeita".
  
Abaixo algumas fotos da colação de grau (depois disponiblizaremos fotos da missa e da festa).


Cícero Danilo, José Narciso e Cristiano Robles

Renato Oliveira

Formando fazendo o juramento

Dr. Pe. Sérgio Ibanor Piva - Abertura da Sessão

Pe. Círio Alessandro - Orador da turma

Formando fazendo homenagem

Paraninfo da turma - Prof. Ms. Osmair Severino Botelho

Prof. Dr. Marcelo Donizete - Coordenado do Curso de Filosofia

Dr. Pe. Sérgio Piva - Encerrando a Sessão


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

NOVO ANO

Saudações aos caros leitores e desde já desculpas pela ausência, com certeza sentida em nossas postagens! No momento já estamos de férias. Desde o dia 14 de dezembro já iam nossos estudantes ao encontro de suas famílias para reabastecer as forças no aconchego dos seus.
Dia 30 de janeiro, nossa comunidade deverá estar se reunindo para iniciarmos juntos, mais um ano de caminhada. E este ano traz consigo muitas novidades. 
No Conselho Provincial ocorrido no dia 30 de novembro, foi nomeado para Formador da Filosofia, o padre Wagner de Aragão Brito Sobrinho, CMF, que ocupava a função de formador do Seminário Menor, em Pouso Alegre, MG. O sacerdote deverá desenvolver esta função, a partir deste ano de 2011, substituindo o Ir. Robério Vieira Cabral, CMF, que ocupou a função de formador dos filósofos, desde 2009, na cidade de Batatais.
Como auxiliar de formação, deixa a função o Estudante Daniel Aparicio Rasteiro, CMF, que irá assumir a mesma função em Pouso Alegre, no Seminário Menor, junto ao padre Fernando Fonzar, CMF, que foi nomeado o novo formador do mesmo seminário e que antes era formador em Maceió, AL.
Portanto, o Estudante em estágio pastoral Thiago Almeida, CMF, deverá assumir o cargo de auxiliar de formação em Batatais.
Também acolheremos em nossa comunidade o atual Diácono Jorge Pinheiro, CMF, que será ordenado sacerdote em fevereiro deste ano e irá assumir a Pastoral Vocacional Claretiana SUL-SP, cargo este ocupado anteriormente pelo padre Sidney Texeira, CMF, que agora irá ocupar a função de formador em Contagem, MG.
Para o postulantado canônico, foram aprovados os estudantes Antônio  Lemes, Cícero Junior, Elias Brasiliano e Williams Junior, CMPP, que deverão inicia-lo, também em fevereiro.
A todos desejamos votos de um ano repleto das bençãos do Altíssimo e que cada um cumpra com muito esmero a função recebida e que tudo seja sempre para a maior glória de Deus e a salvação das almas.
E a nós estudantes, aproveitemos bem o tempo que nos resta de férias e possamos voltar animados para este novo ano. Que o Senhor que nos chamou possa conduzir-nos neste bom propósito de servi-lo.


Padre Wagner, CMF - Formador dos Filósofos em 2011

Diácono Jorge, CMF - PVCLAR

Est. Thiago Almeida, CMF - Auxiliar de Formação dos Filósofos