Movidos de grande entusiasmo e expectativa, chegavam de várias partes do Brasil, diversos missionários claretianos e leigos que atuam em nossas frentes missionárias, para fazer parte da II Assembleia Provincial do Brasil, que este ano teve como tema: Homens e Mulheres que ardem em caridade. Esta Assembleia foi um pedido feito pelo I Capítulo da Província do Brasil, no ano de 2008. Desde então, em julho de 2010, realizou-se a primeira assembleia com a participação de claretianos e leigos que atuam em diversas frentes missionárias, em trabalho conjunto.
Esta segunda assembleia foi uma continuação da primeira, chamada também de assembleia pré-capitular. Desde o dia 03 começavam a chegar os participantes deste evento, que teve lugar na Casa de Retiros Dom Luiz, na cidade de Brodowski, SP (cidade que fica entre Batatais e Ribeirão Preto). E desde esta data, alguns de nossos estudantes lá estiveram para auxiliar na preparação do local.
Já no dia 04, todos os seminaristas claretianos da filosofia, estiveram lá pela manhã, para auxiliar no acolhimento dos participantes e demais tarefas. Ás 14h30, teve então inicio a Assembléia com um momento de oração, presidido pelo P. Paul Smith, cmf, vice-superior geral de nossa Congregação.
Foram dias de reflexão e de planejamento, visando sempre o mais urgente, oportuno e eficaz. Como representante do filosofado, participou deste evento, o estudante Williams Nunes da Cunha Junior, cmp, que foi secretário da oficina Missão, Juventudes e Vocações. Ele conta agora um pouco de sua experiência.
"Para mim foi um momento impar, primeiro por poder conhecer vários missionários que não conhecia e que fazem parte de nossa família, isso aumenta nosso ânimo e ardor vocacional, pois podemos perceber que não estamos sozinhos, que existem outros que estão conosco e que mesmo distantes, estamos unidos pelo carisma comum que temos. E vê as diferenças de idades, vê tantos missionários que deram sua vida e continuam a oferecê-la, outros que agora começam este caminho, outros que estão pedindo para fazer parte desta família, como eu, foi sem dúvida uma experiência marcante. Depois ouvir de um dos padres, agora é a vez de vocês jovens continuarem esta missão, ouvir isso me encheu de alegria! Segundo, por ter a oportunidade de contribuir com o mínimo que seja, para esta obra, em comunhão com outros irmãos, sejam leigos, sejam professos, todos num só coração e numa só alma, desejando sempre o mais urgente, oportuno e eficaz, sem dúvida me deixou muito contente. E por fim, ter ficado na oficina que fiquei foi muito bom, pois a juventude é uma de minhas mais caras preocupações, principalmente diante da realidade que vemos... saber então que os missionários claretianos se preocupam com os jovens me deixa feliz e desejoso de que isso se traduza em algo concreto, que não fique só na fantasia..."
A assembleia se estendeu até o dia 05, sendo encerrada com uma celebração mariana, presidida pelo P. Júlio Cesar Melo Miranda, cmf (vice-provincial dos claretianos do Brasil).
Abaixo algumas fotos: