Seminário Pe Mariano Avellana

Seja bem-vindo(a) ao blog do Seminário Pe Mariano Avellana! Aqui você verá postagens sobre a Congregação, sobre o fundador e trabalhos feitos no seminário, entre outras coisas. Agradeço sua visita, e volte sempre! Deus abençoe a todos nós e Maria nos guarde e proteja em seu materno amor.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

“ Missão: Deus olha com amor para o seu povo!”

Deus olha com amor para aquele que coloca sua vida na presença Dele. O consagrado, Filho do Coração Imaculado de Maria é ungido para um serviço especial na Igreja: levar a Boa Nova, a mensagem do Reino a todos os corações por todos os meios possíveis. Assim, no intuito de encontrar a presença de Deus que nos chama no rosto dos mais necessitados, os seminaristas da etapa do Postulantado partiram para a cidade de Goianésia, localizada no norte goiano, onde os Missionários Claretianos levam a Palavra do Evangelho a mais de 50 anos.
Sete missionários: Cristiano, Danilo, Eduardo Henrique, Eduardo Santana, Narciso, Renato, Robério. Uma paróquia: Nossa Senhora d’Abadia. Duas comunidades: Santa Cecília, Sagrada Família. Um ideal: ver no rosto do outro o rosto de Cristo e levar aos corações o abraço de Deus.
Foram dias de partilha, oração, celebração, formação, experiência de Deus. Durante esse tempo de graça tivemos a grata alegria de nos encontrarmos com os Catequistas e com a Pastoral Vocacaional, recém criada. Participamos e celebramos encontros com a juventude, com os idosos e com a crianças. Visitamos famílias sedentas do amor de Deus.
Assim, abastecemos nossos corações do amor pelo próximo e com essa experiência do amor de Deus pelo seu povo temos a certeza de que o Espírito Santo nos santifica e fortalece.

Agradecemos a cada um que ajudou nessa semana missionária, desde as equipes de recepção até os nossos irmãos missionários residentes na comunidade. De maneira especial agradecemos o carinho acolhedor do Padre José Maria Gil, superior da comunidade e do Seminarista Wellington, responsável por organizar a missão. Que Deus os abençoe!
.
Dia de oração com as Irmãs


Visita à Usina de açúcar e álcool                   Visita ao Lar Vicentino

Encontros de formação
  
Encontro com a Pastoral Vocacional

Encontro com os catequistas

Jantar festivo de aniversário da Congregação Encontro com as crianças do Jardim Esperança                               
Encontro de Crianças no Santa Cecília

Missa Vocacional

domingo, 11 de julho de 2010

25 ANOS: SÍMBOLO

Trazemos aqui o símbolo dos 25 anos de história da presença formativa claretiana em Batatais. 25 anos que o filosofado claretiano, está em Batatais.
Na imagem vemos presente o BARCO, símbolo do chamado vocacional: "E atracando as barcas na praia deixaram tudo e o seguiram". Essa é também a nova barca na qual estamos inseridos: o Seminário como lugar de acolhida para navegar em "águas mais profundas".
Há pessoas no barco. Estas representam a COMUNIDADE que celebra: a comunidade perfeita, a Santíssima Trindade, que sustentou e continua a sustentar esta caminhada e vinte cinco anos. É ainda a comunidade que está no seminário, cada um de nós que caminhamos auxiliados pela comunidade perfeita.
O FOGO do Espírito Santo traz os vinte cinco anos, pois é pela ação do Espírito do Pai em comunhão com o Filho que somos formados numa frágua de amor.
Há um CAMINHO que também é MAR. É o caminho da história do Seminário por onde a barca navega. O caminho não está fechado, ao contrário, está aberto e se confunde com a chama do Espírito precisamente nos 25 ANOS, pois é o Espírito que há de fortalecer e impulsionar a caminhada de formação.
Há a presença de duas datas: 1985 - ano em que a cidade de Batatais acolheu, em 1° de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, o Seminário. E na outra extremidade 2010, ano em que alegres celebramos vinte cinco anos do Seminário como SEMEANDO VIDAS, lema escolhido para essa festa jubilar que acompanha o traçado do caminho, lembrando que isto foi feito ao longo desses anos. Por fim, o nome SEMINÁRIO PE. MARIANO AVELLANA, o nome que nos identifica.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

FIM DE SEMESTRE

Elevando nossos corações em ação de graças, encerramos mais um semestre de caminhada. Este mês muitas coisas aconteceram. Tivemos a visita do prefeito de formação (já comentada acima), semana de provas, aniversários e mais.
No dia 21 iniciava a semana de provas do Centro Universitário Claretiano, onde os missionários claretianos em  formação cursam filosofia. Foi uma semana intensa de estudos, pois cada prova exigia um percentual de conhecimento e um esforço de revisão para cada disciplina.
Já no dia 24, além de celebramos a Natividade de São João Batista, celebramos também, o aniversário natálicio  de uma de nossas funcionárias.
Aos 25 dias encerrávamos a semana de provas. Na semana seguinte tivemos a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos postulantes: Eduardo Santana, sobre a concepção do Uno em Plotino; e Renato Oliveira, sobre o conceito de pessoa humana. Ambos foram aprovados.
No dia 30, realizamos um mutirão de colheita de laranjas, com o intuito de prepararmos polpas para o consumo diário. Foi um dia muito divertido.
Por fim, no dia 1º encerramos em comunidade o semestre com uma maravilhosa noite de convivência. Agora com os corações ardentes, aguardamos a Assembléia dos Estudantes, que se dará em Brasília, de 05 a 10 de julho, com o tema: Homem que ardem em caridade e que contará com a assessoria do Padre Júlio Cesar Miranda, CMF (vice-Provincial do Claretianos do Brasil e Prefeito de Espiritualidade). Você poderá acompanhar nossa Assembléia, pelo link que se encontra em nosso blog.
Que o Coração Imaculado da Bem-aventurada Virgem Maria nos ajude a prosseguir firme e perseverantes em nossa caminhada, rumo ao sonho de Deus para nossas vidas!

Eis algumas fotos: