Seminário Pe Mariano Avellana

Seja bem-vindo(a) ao blog do Seminário Pe Mariano Avellana! Aqui você verá postagens sobre a Congregação, sobre o fundador e trabalhos feitos no seminário, entre outras coisas. Agradeço sua visita, e volte sempre! Deus abençoe a todos nós e Maria nos guarde e proteja em seu materno amor.

terça-feira, 18 de maio de 2010

EUCARISTIA


“Que possam todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia”. (Bento XVI).
Munidos deste espírito, é que nós, estudantes claretianos, desde o dia 10 de maio, nos uníamos com toda a Igreja do Brasil, nos preparando para celebrar o Congresso Eucarístico Nacional, que este ano teve lugar na capital federal.
Desde este dia, em nossos momentos de oração e espiritualidade, foi-nos dada a oportunidade de meditar sobre a Eucaristia, seu valor inestimável para a vida da Igreja e todos os dias, ao iniciar a Eucaristia em nossa capela, elevávamos em uníssono com a Igreja do Brasil o nosso clamor: Fica conosco Senhor!, que como disse o Santo Padre, é a “expressão do desejo que palpita no coração de todo o ser humano”.
No dia 13 de maio, dia da abertura do CEN – 2010 celebramos solenemente a memória da Santíssima Virgem Maria, revelada em Fátima, nutrindo nossa vocação pelo seu exemplo de humildade e entrega livre a vontade de Deus.
Já no dia 14, demos inicio a Vigília Eucarística (que já é a quarta que realizamos em nossa casa desde 2009), pois como afirmou Bento XVI, “Sua adoração nos leva a reconhecer a primazia de Deus, porque Ele pode transformar o coração dos homens, elevando-os à união com Cristo em seu Corpo”.
Solenemente ás 22h30, acolhemos o santíssimo sacramento e seguimos em procissão ao local da vigília. O Senhor que guia nossos passos, ia a nossa frente, nos conduzindo ao seu convívio. De dois em dois, foram distribuídas as horas, de forma que todos pudessem adorar ao Cristo Vivo.
Ás 06h45 nos preparávamos para acolher a benção do Santíssimo, que recebemos logo em seguida a procissão de retorno a capela maior. Em seguida foi presidida pelo Padre João Batista Sampaio, CMF, a Eucaristia que coroou esta Semana Eucarística.
Que possamos aprender que "de fato, ao receber o Corpo do Senhor ressuscitado, experimentamos a comunhão com um Amor que não podemos guardar para nós mesmos: este exige ser comunicado a outros para assim poder construir uma sociedade mais justa” (Bento XVI), e assim possamos seguir sendo homens eucarísticos a exemplo de nosso Pai fundador, Santo Antônio Maria Claret!








segunda-feira, 17 de maio de 2010

VOCAÇÃO













Aos 25 dias do mês de abril, juntamente com toda a Igreja, celebrávamos o quarto domingo da Páscoa, que é na Igreja Latina, o domingo do Bom Pastor, também considerado o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações.
No Cristo, o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas, somos convidados a nutrirmos deste amor, que vai além de nós mesmos até a entrega total de vida, por aqueles que este mesmo Senhor confia em nossa missão.
Aos 28 dias de abril, pedíamos, em sintonia com a Igreja, que o Senhor da messe, enviasse mais operários para sua messe e sustentasse a fidelidade dos que nela já se encontram. Na Igreja Matriz de Batatais, onde se encontra nosso Seminário, em comunhão com a Igreja particular de Ribeirão Preto, realizamos uma Hora Santa, oração esta, presidida pelo Padre Antônio Élcio (Pe. Pitico), reitor do Seminário Maria Imaculada. Estiveram presentes, alguns seminaristas da Arquidiocese, que conduziram este momento, os padres da forania, o movimento SERRA, a Pastoral Vocacional Paroquial (Santa Cruz), Equipes de Nossa Senhora, entre outros.
Já no dia 30 de abril, coroando a Semana de Oração pelas Vocações, realizou-se no Seminário Maria Imaculada, um Momento Mariano, presidido pelo Padre Antônio Élcio, que contou com a participação de vários sacerdotes, os seminaristas da Arquidiocese, nós claretianos e leigos de vários movimentos.
No dia 1º de maio, Dia de São José Operário, realizamos o nosso retiro espiritual, com o tema: “As Alegrias Pascais”, que contou com a orientação do Padre Antônio Élcio, que após este momento, presidiu a Eucaristia para nós.
Assim, plenificados da alegria do Cristo ressuscitado, fitos no seu exemplo de doação de si mesmo, bem como no exemplo de despojamento da Santíssima Virgem e de seu castíssimo Esposo São José, seguimos caminhando, procurando discernir a cada dia, o querer de Deus em nossas vidas.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mês de Maio - Mês de Maria



É uma herança européia, uma vez que na Europa, em maio, é primavera. Lá, o mês de maio é celebrado em diversos países para homenagear o reflorescimento da natureza. É um mês de festas, de divertimentos, de poesia, de origem muito antiga.
No mundo pagão, por exemplo, acontecia a Florencia, isto é, grandes festas com danças, cantos, etc, em honra da deusa da vegetação, a Flora Mater.
No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos e abusos destas festas, a partir do séc. XIII, a figura de Maria começa a ser associada ao mês de maio. O primeiro a dar este importante passo foi Afonso X, rei de Castela e León, na Espanha. A partir de então, começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear a Virgem Santíssima. Aos poucos, o mês vai tomando um aspecto mariano que se consolida no séc. XVIII, com a publicação de obras como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano no sentido moderno.
É importante lembrar que o mês de maio é dedicado a Maria apenas no Ocidente. Para a Igreja do Oriente, o mês mariano por excelência é agosto, quando se celebra a festa da Dormição de Nossa Senhora (Assunção de Nossa Senhora).